quinta-feira, 23 de junho de 2011

TETI A TETI ENTRE VOCÊ E O EM FOCO... TE PREPARA QUE HOJE O BICHO TÁ PEGANDO..

Ehehehe.... Numa cidade como Cabo Frio é impossível conversar sem se falar de política... Pois então que seja. Na última sexta-feira estive na segunda Pré-estréia da novela Cidade Jardim, agora para a comunidade do Jardim Esperança. E isso é claro, vai me dar material para um bate-bola com vocês...

Primeiramente, acredito que o reflexo do posicionamento do nosso povo com atitudes mais sublimes como a da direção da Jovem TV de reproduzir para a comunidade um momento que literalmente fez parar a elite intelectual e a elite propriamente dita da cidade, levando para o coração do Jardim a exibição não de um, mas de dois episódios antecipados da primeira novela do Brasil produzida por uma tv comunitária, foi retratada ali de forma estatística demonstrada pelo número de presentes e a sensibilização do morador com relação a dimensão deste projeto.

E reflito que naturalmente, não temos ainda enquanto povo, o entendimento de que nós somos o centro e os agentes principais de tudo o que acontece nas nossas comunidades isoladamente, ou como um todo. Ficamos tempo demais hipnotizados por veículos alienantes como as irresistíveis novelas da Rede Globo. Não acreditando ser relevante por exemplo, que a presença maciça da comunidade naquele momento, seria uma afirmação da própria relevância do Jardim para os governantes da nossa cidade.

Somos ainda muito imaturos com relação a "visão de longo alcance" como diria o Lion do Tundercats, em tudo o que tange um contexto mais amplo, mais coletivo. Ficamos o povo, historicamente acorrentados nos meandros das nescessidades básicas de subssistência sem levantar a cabeça e olhar acima dos nossos ombros para desvendar as maravilhas do horizonte.

Mas isso é tão forte em nossa herança cultural quanto a própria miscigenação... portanto. Continuo o teti-a-teti falando de outros pontos... (até porque senão a cerveja esquenta)

hehehe... política né... então tá... Lá estávamos eu e o apresentador colega de emissora Dil, fazendo a parte de Mestre de Cerimônia... Aliás, um parêntese: No Salão Nobre do Tamoio quem estava com essa função era o locutor Tony Godoy... aproveito e questiono: porque o mesmo Tony não estava presente na praça do Jardim esperança, longe dos olofotes e da elite política além da nata da sociedade? Porque não comparecer ao desdobramento do mesmo evento junto à comunidade e longe da pompa e da projeção de sua própria imagem?

Gostaria honestamente de tê-lo visto por lá, andando com o povo e contribuindo com a influência que têm em benefício dos "comuns", principais beneficiados com a mesma produção que lotou o Clube Tamoio e que esteve na posição de "evento de gala da semana" para toda a nossa cidade.

Eu atuei sem cobrar cachê algum a Jovem TV que é Comunitária. E não sou mestre de cerimônia ou locutor, sou apresentador de programa semanal, editor da revista em foco na web, assessor de meio-espediente da secretaria de ciência e tecnologia, vendedor de anúncio, músico de fim de semana... e com as bênçãos dos blogueiros de plantão como Rafael Peçanha, Totonho e companhia, o último dos blogueiros da cidade... ou o alexandre pires da restinga, como quiserem... cada um tem a peçonha que merece pra si.


Mas mudando de pau pra cavaco, quem também estava lá era o homem do Cabofolia Froilan Moraes, quem bateu um papo cumpriiiido com o Cláudio Leitão (o menino da janela) sobre Carl Marx, Sistema Capitalista e o PSOL... com habilidade de piloto de fórmula 1, o mineiro bom de papo, quase que ganhou pro DEM, um novo candidato a prefeito, ou vice... (desconsidere, jornalismo mentira... humorismo verdade)

Após o término (oficial) da festa... fomos convidados todos para uma recepção no seio de Edson, refiro-me ao espaço Jovem do Édson... todos, menos o Froilan, (hoje eu tô inspirado) que saiu mais cedo pois tinha de pegar a estrada de manhã... desejamo-lhe boa viajem e entramos TODOS para e festinha dos produtores da novela.

Me alegro e não consigo evitar o sorriso de canto de boca quando me recordo da habilidade surpreendente que o pessoal da Juventude do PDT possui pra dançar a música do Super Homer e da Mulher Maravilha... com destaque para o sempre EM FOCO Rafael Peçanha, o professor colocou a Lívia (1ª dama) no chinelo!... Tudo bem, tudo bem.... o Vinícius Peixoto é muito talentoso também! Mas Peçanha foi imbatível!

Saindo da fsta e entrando no trabalho, o FOCO dos discursos foram concentrados na necessidade de uma maior participação do Empresariado no projeto da Cidade Jardim. Eu conheço alguns que já se mostraram inclinados a apoiar a ambiciosa idéia... mas você também pode ajudar adiquirindo os produtos com o tema da novela ou com depósito em conta bancária. Doe quanto puder, só não deixe de participar...

Bem, essa sexta-feira tem mais programa EM FOCO Por Vinícius Canisso na Jovem TV das 19h às 20horas e eu aguardo você lá!.. Lembrando que pra\ quem não se encontra na cidade (ou no país) existe um meio de acompanhar não só o nosso programa mas todos os que são veículados pela tv comunitária Jovem TV através da internet: http://www.jovemtv.cm.br/ e se você ainda não visitou a nossa revista online não perca tempo! http://www.revistaemfocoonline.com.br/ Eu vou ficando por aqui... Nos vemos em breve... "Se assim Deus nos permitir" como diria o saudoso Dionísio Quaresma...

Ah, já ia esquecendo... Após a publicação do artigo "Auto-preconceito Racial" do Diretor do Teatro Municípal de Cabo Frio, Anderson Macleyves, o que gerou uma repercussão tisunâmica nos blogs, programas de tv, no Movimento Negro da cidade como também regionalmente, gerando inclusive, uma nota oficial do CENIERJ - Conselho de Entidade Negras do Interior do Estado do Rio de Janeiro, que chamou o texto de "racista" e declarou que o mesmo presta um "desserviço a luta do povo brasileiro contra o preconceito alem de manter uma postura incoerente à própria política municipal de Cabo Frio que realizou duas conferências de combate ao racismo e promoção da igualdade racial" além ainda... de uma condenação do priprio Jornal "O COMPLETO" declarando textualmente a desaprovação e recriminação do conteúdo do "artigo" do ator comediante e gestor público Macleyves, publicado logo na edição seguinte ao polêmico artigo do Diretor do Municipal... A comunidade negra da cidade, verifica que nada foi feito com relação ao tema por parte do Governo Municipal... nem uma nota ou declaração sequer... lamentável e incompreensível haja vista o esforço que o próprio prefeito da cidade faz para promover uma política que seja consonante com a própria política nacional de combate a este que é, sem dúvida, o maior ranso da história do Brasil: o racismo.

Após o meu programa onde li na íntegra o artigo do Anderson Macleyves, além da nota oficial do CENIERJ e, como o faço agora, teci uma crítica sóbria e imparcial (dando sempre o direito da manifestação reativa ou o direito de resposta)... Verifico que o meu então amigo virtual do Facebook Anderson Macleyves havia me deletado (fazendo uso do direito que atribui) sem aviso prévio... perdi um amigo por falar a verdade...

Quem sair por último, por favor, apague a luz... Bom resto de semana e obrigado pela visita!

3 comentários:

Anônimo disse...

Epa!!! Quem disse que o Rafael me colocou "no chinelo"? Meu charme e meu segredo estão bem reservados... rs Até que ele dançou bonitinho, né?!
Lívia.

Vini Canisso disse...

hahahahaha.... muito bom!... ele não sabe... mas eu filmei ele dançando!... hahahahaha... bjo Lívia!... o que achou do Blog?

Rafael Peçanha disse...

Se filmou, não divulgue, pois seu blog poderá ter um boom de acessos que o tornará inelegível, ops, inacessível. Abc.