sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SALVE, SALVE 2 DE DEZEMBRO, DIA DO SAMBA!!

Dia Nacional do Samba... Mas qual o significado dessa data nos dias de hoje?

O samba, assim como incontáveis veículos de expressão culturais de nosso país, foi combatido ferozmente por aqueles que dedicavam arrojados projetos ao aniquilamento da memória e da própria existência da cultura africana e afrobrasileira no Brasil.

O Samba, que hoje torna milhonários alguns dos mais populares cantores, grupos e bandas do gênero em nosso país, já foi perseguido com rigidez! Combatido de forma implacável inicialmente, e após isso, desqualificado por quem dizia ser esta, uma manifestação dígna dos vagabundos, das meretrizes e dos desviados da sociedade em geral.

Comemorar o Dia do Samba no Brasil, é adimitir que este é um traço exponencial de nossa história, de nossa cultura e nossas memórias mais fundamentais na composição da identidade do nosso povo, da nossa nação.

O Samba, que hoje atravesa na velocidade da luz os oceanos do planeta e as barreiras da multiplicidade cultural entre os mais diferentes povos do globo, desceu o morro pra conquistar o asfalto numa época em que o preconceito e o abismo social era ainda mais extremo no Brasil. Fez nos versos e nas estrofes, poetas imortais... que estarão para sempre gravados na nossa história e no processo de interferência da cultura popular na própria política nacional.

O Samba... É imortal! É eterno e sempre sereno... por vezes grita aos quatro cantos todas as suas mágoas e alegrias... às vezes balança... mas nunca chega a cair... amarga momentos de quase invisibilidade no todo... mas que como a Fênix, ressurge sempre para brilhar e conquistar mais e mais...

Parabéns ao Samba! Parabéns à resistência! Parabéns a todos aqueles que amam e batalham diariamente na manutenção desse patrimônio cultural brasileiro!!!

Mais Mil anos de vida!!!