terça-feira, 27 de março de 2012

Tubarão-Anequim Devora irmãos Gêmios ainda no últero da mãe

 
Isurus oxyrinchus

Ordem: Lamniformes

O tubarão-anequim, também conhecido como tubarão-mako, é famoso por sua velocidade impressionante, que pode chegar a 60 quilômetros por hora. Altamente valorizado por pescadores esportivos, os anequins são famosos pela habilidade em dar saltos, chegando a pular dentro dos barcos e ferir os pescadores quando são arpoados.

Como nadam muito rápido, os tubarões-anequins são capazes de perseguir peixes velozes demais para outros predadores, como o atum e o peixe-espada, além de outros tubarões. Costumam se meter em apuros por gostar tanto de peixes com presas grandes - muitos anequins capturados exibiam ferimentos inflingidos por peixes-espada. Devido à sua força e agressividade, são considerados perigosos para o homem e vários ataques fatais já foram relatados.

Tamanho máximo: 3,8 metros / 570kg.

Distribuição: Águas temperadas em todo o mundo, especialmente perto da costa, mas também ocorre em águas profundas tropicais.

Dieta: Peixes, especialmente espécies oceânicas, como o atum, o agulhão e o peixe-espada, além de outros tubarões.

Reprodução: São ovovivíparos e geram entre cinco e dez filhotes. Os filhotes mais fortes são conhecidos por devorar seus irmãos menos desenvolvidos dentro do útero da mãe.

Nenhum comentário: